6 de outubro de 2011
Viagem ao Museu de Paleontologia
06:09
|
A AAPM do Centro de Treinamento SENAI "Oscar Lucio Baldan" promoverá na próxima terça-feira, 11/10, a viagem cultural ao Museu de Paleontologia de Monte Alto (SP) para os alunos sócios das turmas M1T, T1A, T2B e T2T. Lembrando que para as demais turmas, a viagem acontecerá no dia 09/12.
O objetivo de uma visita é agregar valor ao seu conhecimento. Mas, para isso, é importante que você aproveite, ao máximo, as informações obtidas.
Para que a visita seja ainda mais satisfatória, é necessária a aplicação de algumas dicas deste folder.
Vamos conhecer essas dicas?
- O ônibus sairá de Matão às 11h30 da manhã (cheguem, no mínimo, 15 minutos antes do horário marcado);
- Ao se acomodar no ônibus, sempre use o cinto de segurança;
- Vá com um sapato ou tênis confortável e camiseta do uniforme;
- Leve um lanche para se alimentar durante o percurso do ônibus;
- Se você se sentir mal, comunique imediatamente um dos responsáveis;
- Ao visitar o local, sempre fique em grupo;
- Não se esqueça de seus documentos pessoais e também de sua carteirinha de estudante;
- Cuide de seus pertences pessoais;
- Sairemos de Monte Alto às 17h, chegando em Matão por volta das 18h.
Sobre o Museu de Paleontologia:
O Museu de Paleontologia de Monte Alto foi construído e inaugurado em 1992. Surgiu devido à necessidade de se abrigar os fósseis recolhidos nos arredores da cidade e mesmo nas cidades vizinhas, provenientes de depósitos fossilíferos associáveis às formações Adamantina e Marília do Grupo Bauru, Cretáceo Superior continental da Bacia do Paraná.
O Museu tem convênios celebrados com a UFRJ e a UNESP - Rio Claro, visando o intercâmbio científico e conta com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Monte Alto e comunidade montealtense.
O acervo do Museu é composto basicamente de ossos de dinossauros saurópodes, moluscos bivalves, tartarugas e crocodilos, todos do período cretáceo, recolhidos nos afloramentos da região e que estão distribuídos em cerca de 85 vitrines. Conta também com fósseis da Chapada do Araripe - Ceará - e de outras localidades do Brasil, recebidos por doações de amigos e professores.
Objetivo principal do museu: divulgar a ciência da paleontologia e geologia entre os estudantes, incentivando-os à pesquisa, promover palestras e debates à respeito do assunto, incitando os alunos a preservarem o meio ambiente e propagar o ecoturismo educativo.
Porque os fósseis em Monte Alto? A resposta é simples. As rochas que existem em nossa região são exatamente as que se formaram no fim do período Cretáceo, quando os répteis desapareceram. Isso mesmo, a nossa cidade está assentada sobre rochas que se formaram a partir do final do período Cretáceo, o último período geológico que representa o fim da era dos grandes répteis. Com o encontro casual de fósseis a partir do ano de 1985 e com diversas escavações realizadas, o grande número de exemplares coletados foi o motivo de criação de um Museu que abrigasse todo o material recolhido. Daí surgiu o Museu de Paleontologia de Monte Alto inaugurado em 1992 e considerado uma das maiores atrações turísticas do Estado de São Paulo e um dos museus paleontológicos mais completos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Monte Alto
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Pesquise no Blog
Sejam Bem Vindos
Blog especial da AAPM do SENAI de Matão.
Mais Visualizados
-
Em comemoração aos 70 anos do SENAI, o Centro de Treinamento SENAI “Oscar Lucio Baldan” realizou um Quiz com perguntas sobre a história des...
Tecnologia do Blogger.
Visitantes
Arquivos do blog
- março (1)
- fevereiro (1)
- outubro (1)
- agosto (2)
- junho (2)
- maio (3)
- abril (2)
- março (4)
- janeiro (4)
- dezembro (2)
- outubro (2)
- setembro (3)
- agosto (6)
- junho (3)
- maio (3)
- abril (6)
- fevereiro (4)
- janeiro (1)
- outubro (5)
- setembro (10)
- agosto (12)
- julho (5)
- junho (3)
- maio (15)
- abril (10)
- março (15)
- fevereiro (14)
- janeiro (11)
- dezembro (12)
- novembro (8)
- outubro (10)
- setembro (8)
- agosto (20)
- julho (4)
- junho (10)
- maio (5)
0 comentários:
Postar um comentário